Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > Meteorologista afirma que semiárido do Nordeste terá temperaturas acima da média nos próximos 6 meses
Início do conteúdo da página

Meteorologista afirma que semiárido do Nordeste terá temperaturas acima da média nos próximos 6 meses

Publicado: Terça, 20 de Novembro de 2018, 10h06 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h32 | Acessos: 467
Para o estudioso o principal responsável pelo calor acima do normal a ser observado no semiárido nos próximos meses, será o fenômeno climático e oceânico El Niño.

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa
13/11/2018
Temperaturas continuarão acima da média no Nordeste

As temperaturas continuarão acima da média, é o que diz o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira.

O semiárido do Nordeste deverá ter temperaturas acima da média nos próximos 06 meses.
A afirmação se refere aos meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril.
Para o estudioso o principal responsável pelo calor acima do normal a ser observado no semiárido nos próximos meses, será o fenômeno climático e oceânico El Niño.
O mesmo deve se configurar entre os meses de dezembro e janeiro na região central do Oceano Pacífico Equatorial, no entanto, alguns sinais de sua formação já são visíveis, e um deles é a nebulosidade abaixo do normal nesse final de ano em grande parte do interior do Nordeste.
O estudioso Rodrigo Cézar Limeira diz que o fato do Oceano Pacífico Central se apresentar mais quente que o normal, favorece que um dos ramos descendentes da célula de Circulação de Walker fique sobre o norte do Nordeste, isso contribui para a atuação de uma alta pressão persistente na região, inibindo a convecção e consequentemente a formação de nuvens durante dias seguidos.
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.