Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > Chuva ideal para os produtores do Nordeste só chega em novembro
Início do conteúdo da página

Chuva ideal para os produtores do Nordeste só chega em novembro

Publicado: Terça, 16 de Outubro de 2018, 11h06 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h32 | Acessos: 473
Agricultores não devem se animar com as pancadas previstas para a segunda quinzena de outubro, recomenda meteorologista.


https://tempo.canalrural.uol.com.br/noticias/2018-10-11/chuva-ideal-para-os-produtores-do-nordeste-so-chega-em-novembro

11/10/2018
Sol

Durante a primavera, os modelos numéricos de previsão do tempo estão oscilando bastante em relação à quantidade de chuva estimada para algumas áreas do interior do Brasil. O Nordeste até terá algumas pancadas de chuva a partir da segunda quinzena de outubro, mas, segundo os meteorologistas, os volumes ainda estão bem distantes do ideal para os produtores. A região já enfrenta uma estiagem severa há mais de seis anos.
É bem claro que o La Niña da última safra colaborou, mas, de acordo com a meteorologista desirée Brandt, seriam necessários diversos verões com o La Niña para reverter o déficit hídrico do Nordeste. “A chuva virá a partir do dia 15, mas dificilmente vai romper a barreiras dos 10 milímetros”, avisa ela.
Nesta sexta-feira, dia 12, os ventos que sopram do mar contra a costa favorecem as pancadas de chuva no litoral leste da região. Entre Salvador e Maceió, as pancadas são mais fortes e acontecem ao longo de todo o dia. Com o predomínio de sol no interior, as temperaturas aumentam rapidamente nas primeiras horas da tarde.
Os próximos dias serão marcados por tempo firme no interior e condição de chuva isolada para a faixa litorânea. “É só a partir do dia 20 de novembro que os modelos numéricos de previsão do tempo estão insistindo na previsão de pancadas mais regulares boas para o plantio entre a Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí”, diz Brandt.
Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.