Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > Clima em outubro já recebe influência do fenômeno El Niño
Início do conteúdo da página

Clima em outubro já recebe influência do fenômeno El Niño

Publicado: Segunda, 08 de Outubro de 2018, 09h15 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h32 | Acessos: 394
Temperaturas amenas, chuva e início do plantio nas lavouras caracterizam o mês

Por Bárbara Barbosa

02/10/2018
Clima em outubro já recebe influência do fenômeno El Niño

Outubro chegou com instabilidade no tempo em Criciúma e região. Apesar do início de mês marcado por pancadas de chuva e alerta da Defesa Civil para risco de granizo e descargas elétricas, outubro é caracterizado pela recuperação nas temperaturas em comparação ao inverno. Para 2018, a Epagri/Ciram indica chuvas mais frequentes devido a influência do fenômeno El Niño que deve retornar na primavera/verão. Além disso, o mês promete ser mais nublado do que o normal, com temperaturas amenas e poucos dias de calor intenso.

Temperaturas e precipitações
A temperatura média é 19 graus, acima dos 14 graus de junho e julho. As tardes são quentes, em torno de 26 graus. Já as noites podem ser frias, com média de 14 graus. O índice de chuvas é quase igual ao de agosto e setembro, com média de 133 milímetros. De acordo com a entidade, historicamente esse é o mês em que o sol mais brilha sobre o litoral Sul de Santa Catarina, com média de 178 horas, um pouco acima até mesmo de janeiro que tem média de 175 horas.
Crescimento na vegetação e lavouras
A combinação de calor, chuvas e sol marca também o início de plantio e crescimento das lavouras de mandioca, aipim, milho, feijão, banana, maracujá.  No geral, é época do crescimento de vegetações naturais em jardins, praças ou lavouras e também nos plantios agrícolas. Outubro também caracteriza o período dos plantios da nova safra de arroz que cobrem 90 mil hectares, a maior área de lavouras do litoral Sul catarinense.
A produção de bananas, uvas, pêssego, ameixa e hortaliças em geral também requer cuidados. Por conta da umidade nas lavouras os produtores precisarão de maiores cuidados no controle das doenças fúngicas.
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.