Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > Em Alagoas, mais de 200 mil pessoas são afetadas pela seca
Início do conteúdo da página

Em Alagoas, mais de 200 mil pessoas são afetadas pela seca

Publicado: Quinta, 23 de Agosto de 2018, 09h47 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h33 | Acessos: 359

Organização Mundial de Saúde recomenda cem litros de água por dia e por pessoa. Em todo o sertão, a média de consumo é de 20 litros.

Assista ao vídeo da matéria, no endereço abaixo

Por Jornal Nacional
20/08/2018
Resultado de imagem para Em Alagoas, mais de 200 mil pessoas são afetadas pela seca
200 mil moradores estão sem água para o básico em Alagoas

 

Cerca de um terço dos municípios de Alagoas decretou emergência por causa da seca. Isso significa que não tem água nem para o básico, nas casas de 200 mil pessoas.
Açudes sem água, chão rachado, vegetação sem cor. Esse é o retrato da seca em Alagoas: 38 dos 102 municípios estão em situação de emergência. Para ter um pouco de água, Izamar gasta seis horas do seu dia num carro de boi.
“É para o gado, para o gasto, é para tudo. Para tudo, tudo mesmo”, diz o agricultor Izamar Derto Rocha.
Dentro de casa, para lavar a louça, a água é contada.
“Fica difícil, muito difícil até para a gente beber. Não pode tomar água à vontade porque que tem que economizar”, conta a também agricultora Marinalva Derto Rocha.
Na geladeira da Maria José da Conceição, nenhuma garrafa de água. Ela usou tudo o que tinha para fazer o almoço.
“É o que tem para comer hoje. É o arroz cozinhado, por causa da água, que não tem água para fazer a comida”, conta a dona de casa.
A cisterna é grande, tem capacidade para 16 mil litros de água por dia, mas está seca a oito meses. Enquanto isso, os donos dela precisam se virar com apenas 30 litros de água por dia para fazer de tudo na casa.
Segundo a Defesa Civil, 200 mil pessoas estão sofrendo com a falta d’água. Gente que sobrevive com um quinto do volume de água necessário para suprir as necessidades mais básicas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal seriam cem litros de água por dia, e por pessoa.
Em todo o sertão, a média de consumo é de 20 litros.
“Não pode tomar banho. Se tomar banho a pessoa não cozinha nem bebe. Os meninos vão para a escola, tem que ir tudo ‘rajadinho’, que não tem água”, diz a dona de casa Iolanda Santos Lima.

Sobre o assunto

Ministério da Integração Nacional reconhece situação de emergência, em AL, devido à seca
http://www.fundaj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8780%3Aministerio-da-integracao-nacional-reconhece-situacao-de-emergencia-em-al-devido-a-seca&catid=162%3Adocumentarios-e-estudos-sobre-as-secas&Itemid=1331
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.