Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > Aumento da abertura da válvula do Açude Estevam Marinho (Coremas)
Início do conteúdo da página

Aumento da abertura da válvula do Açude Estevam Marinho (Coremas)

Publicado: Quarta, 08 de Agosto de 2018, 09h16 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h33 | Acessos: 425

07/08/2018

Abertura da válvula dispersora de 1.800 litros por segundo para 2.100 litros por segundo. FACEBOOK:https://www.facebook.com/canal.luanpro


E-MAIL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Curta Nossa Página no Facebook:https://www.facebook.com/Luan-Produ%C...
Resultado de imagem para Rio Turbina em Coremas
Rio Turbina, em Coremas


COMENTÁRIOS
João Suassuna – Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco
Ao se construir uma represa, o rio que foi represado por ela se torna perenizado, com uma vazão de regularização, com a qual se costuma trabalhar com uma garantia de 100% de uso. Observando-se a utilização dos volumes da represa, dentro dos limites estabelecidos pela regularização, dificilmente ela irá secar! O que não é o caso do exemplo acima, cujas defluências da represa (atualmente com capacidade de 17,28% e praticamente com a quadra chuvosa encerrada), no Rio Turbina, estão certamente acima da capacidade de regularização estabelecida por ela. Portanto, a não revisão dos critérios dessa manobra, pelo poder público, implicará na antecipação do volume morto de Coremas. A represa beneficia 112 municípios espalhados pela Mesorregião do Sertão Paraibano.
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.