Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > Chuvas levam esperança ao Sertão de Pernambuco (Abril 2018)
Início do conteúdo da página

Chuvas levam esperança ao Sertão de Pernambuco (Abril 2018)

Publicado: Terça, 24 de Abril de 2018, 09h19 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h33 | Acessos: 325

IGUARACI, AFOGADOS DA INGAZEIRA, FLORES, TRIUNFO E SERRA TALHADA (PE) - Em Pernambuco, quem pega a estrada do litoral ao Sertão constata uma vegetação viva, açudes cheios, barragens sangrando. No céu, nuvens carregadas dão uma nova esperançade um período de chuva ainda mais prolongado após seis anos de uma rigorosa estiagem. Especialmente para o povo sertanejo, que convive com secas históricas desde que se tem registro, há 300 anos. O quadro geral ainda se apresenta aquém do mínimo ideal, segundo as autoridades, com base nos números que trazem muitos reservatórios em situação de colapso. Contudo, a mudança na qualidade de vida já é visível. Locais que chegaram, literalmente, ao fundo do poço, sem uma gota de água da natureza, apenas com o chão seco, mostram o reaparecimento tímido do armazenamento e de toda a vida que o cerca - plantas, animais, seres humanos; e acolá uma fartura inimaginável há até poucos meses. Uma transformação no cotidiano de milhares de pessoas, que diretamente vai do consumo doméstico a atividades econômicas como a agricultura, a pecuária, a pesca e até mesmo o turismo, e, indiretamente, pode-se dizer que é incalculável.

Para ler a matéria completa, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.