Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > Estudioso prevê pouca recarga de água nos reservatórios que abastecem Sousa, Cajazeiras e Patos esse ano (Fevereiro 2018)
Início do conteúdo da página

Estudioso prevê pouca recarga de água nos reservatórios que abastecem Sousa, Cajazeiras e Patos esse ano (Fevereiro 2018)

Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2018, 09h04 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h33 | Acessos: 384

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está atuando agora de forma intensa no litoral norte do Nordeste, mas em breve deverá provocar precipitações signifcativas no semiárido da região, afirma o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira.Agora no final de janeiro quem está influenciando o tempo é um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), e provocando chuvas intensas, ora isoladas e ora esparsas no Sertão e Alto-sertão da Paraíba.A atuação da ZCIT ocorre de forma mais significativa no semiárido do Estado entre fevereiro e maio. A estação chuvosa do semiárido da PB, RN,CE,PE e porção central do Piauí, deve começar na previsão do pesquisador entre os dias 05 e 15 de fevereiro com chuvas variando entre a média e valores abaixo da média no semiárido dos referidos estados, num período chuvoso irregular.Os reservatórios que abastecem a cidade Patos, o Açude do Jatobá, a Barragem da Farinha, a Barragem de Capoeira e o Complexo Coremas/Mãe d’ Água devem ter uma recarga máxima de 15% esse ano.


Para ler a matéria completa, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.