Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > Governo amplia mapa do semiárido, mas inclui poucas cidades de Minas (Dezembro 2017)
Início do conteúdo da página

Governo amplia mapa do semiárido, mas inclui poucas cidades de Minas (Dezembro 2017)

Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 08h16 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h33 | Acessos: 379

O governo federal incluiu mais 73 municípios no semiárido brasileiro. Com isso, o mapa da região passa a contar com 1.261 cidades de nove estados nordestinos e de Minas Gerais (Norte do estado e do Vale do Jequitinhonha), que recebem maior apoio da União nas ações de combate aos efeitos falta de chuvas.
Conforme divulgou o Ministério da Integração Nacional (Minter), o governo federal ampliou o número de cidades contempladas por ser “sensível aos pedidos dos estados em decorrência da seca prolongada”. No entanto, a medida desagradou a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), que considerou muito pequeno o número de municípios beneficiados.
“Foram incluídos no semiárido apenas seis municípios de Minas. A nossa reivindicação era que fosse feita a inclusão de pelo menos mais 80 cidades do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri”, reclama o secretário-executivo da Amams, Ronaldo Mota Dias.
Com a decisão aprovada em reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o número de municípios mineiros no semiárido passou de 85 para 91. As cidades contempladas com a nova medida são Buritizeiro, Pirapora, Santa Fé de Minas, São Francisco, São Romão e Várzea da Palma.
O Condel se baseou em estudo de um grupo de trabalho do Ministério da Integração Nacional, que considerou o percentual diário de déficit hídrico dos municípios, os índices pluviométricos e de aridez como principais critérios para elaborar o novo mapa do semiárido brasileiro.

Para ler a matéria completa, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.