Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > Para poupar Descoberto, Caesb transfere água do reservatório de Santa Maria (Dezembro 2017)
Início do conteúdo da página

Para poupar Descoberto, Caesb transfere água do reservatório de Santa Maria (Dezembro 2017)

Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 09h19 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h33 | Acessos: 310

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) ampliou a transferência de água do Sistema Santa Maria/Torto ao Sistema Descoberto. Na prática, isso significa que, durante a crise hídrica, mais regiões antes abastecidas apenas pela barragem do Descoberto passam a receber água da outra barragem, localizada no Parque Nacional de Brasília.
Em nota, a empresa explica que tenta "poupar o Lago Descoberto", reservatório que chegou a atingir volume próximo a 5% da capacidade em novembro. Segundo a Caesb, a transferência ocorre em uma vazão de 370 litros por segundo. O valor corresponde a 10% do volume de captação estabilizado na barragem do Descoberto. A estatal espera aumentar a capacidade para 700L/s.
A transferência começou pelo Guará I e II. Com a ampliação da transferência, regiões do Lúcio Costa, Núcleo Bandeirante, Park Way, Candangolândia e Vila Metropolitana começam a receber água da represa Santa Maria, que, na tarde de segunda-feira (5/12), registrou 22,7% do volume útil disponível para uso. O valor é 0,7 ponto percentual acima da referência para o mês. 

Para ler a matéria completa, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.