Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > Imagem aérea mostra nível mais baixo da história do açude Gargalheiras, no RN (Novembro 2017)
Início do conteúdo da página

Imagem aérea mostra nível mais baixo da história do açude Gargalheiras, no RN (Novembro 2017)

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 13h54 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h33 | Acessos: 505

Veja o vídeo da matéria aqui!

A capacidade é para até 44,4 milhões de metros cúbicos de água, mas a estiagem que atormenta o sertanejo há seis anos consecutivos fez secar o Gargalheiras, como é mais conhecido o Açude Marechal Eurico Gaspar Dutra. Um dos mais importantes e mais belos da região Seridó potiguar, o reservatório está no chamado volume morto, e a água que ainda resta – 4.345 metros cúbicos – já é o mais baixo volume da história do açude (0,01%).

O vídeo acima foi feito pelo repórter fotográfico Ney Douglas, que usou um drone para registrar as imagens. Antes, Ney caminhou pelo leito do açude. “Do ponto de vista humano, é muito triste caminhar pela terra seca, rachada, dentro do Gargalheiras. Em 2011, tive a satisfação de ver a sangria do açude, último ano de boas chuvas no estado. Agora, a situação é de deserto. Os peixes morreram todos. Ainda há alguns cágados, mas dá pra ver que logo morrerão também. Ou seja, a paisagem atual é de morte, de tristeza, de extremo abandono”, comentou.



Confira o artigo completo aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.