Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > Meteorologistas projetam que La Niña pouco deve interferir na quadra chuvosa de 2018 (Novembro 2017)
Início do conteúdo da página

Meteorologistas projetam que La Niña pouco deve interferir na quadra chuvosa de 2018 (Novembro 2017)

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 09h23 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h33 | Acessos: 406

Meteorologistas consideram que, ainda na pré-estação chuvosa, entre dezembro e janeiro, deve se formar uma La Niña fraca, insuficiente para interferir na estação que só começa em fevereiro de 2018. A previsão não tem relação direta com a quadra chuvosa, já que o comportamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCI), sistema meteorológico responsável pela regularidade das precipitações no semiárido, só pode ser definido no próximo mês. Mas sugere cenário melhor do que o vivido pelo nos últimos anos de estiagem prolongada.A La Niña, ainda que atuando somente no primeiro trimestre do próximo ano, deixaria o Ceará em situação melhor que a do ano passado (quando as condições oceânicas eram neutras) e melhor ainda que a de 2015 (quando o fenômeno que influenciava diretamente a queda d’água era o El Niño, responsável por prejudicar a formação de nuvens e, consequentemente, de chuvas).

Para ler a matéria, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.