Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > A cada cinco anos, o El Niño cobre de flores o deserto mais árido do mundo (Agosto 2017)
Início do conteúdo da página

A cada cinco anos, o El Niño cobre de flores o deserto mais árido do mundo (Agosto 2017)

Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 13h35 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h33 | Acessos: 369

O deserto do Atacama, no Chile, é o local mais árido do planeta. São cerca de mil quilómetros quadrados de território sem probabilidade de acolher vida. Ou pelo menos, assim parece.

Num sítio onde geralmente caem menos de 12 milímetros de chuva por ano, o impensável acontece geralmente com intervalos de 5 a 7 anos: as flores brotam, os animais “voltam” a habitar aquele espaço e por um breve intervalo de tempo, o local mais árido do mundo, acolhe vida.

Este fenômeno, conhecido como “El Niño”, ocorre quando grandes quantidades de chuva repentina penetram no solo seco do deserto e despertam as sementes de mais de 200 espécies de plantas, que ficam durante anos em estado de dormência. É então que a vida prolifera com várias espécies de flores, insetos, pássaros e lagartos a habitar aquele lugar.


Confira o artigo completo aqui!

 

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.