Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > Considerações sobre a gestão dos recursos hídricos do açude Epitácio Pessoa - Boqueirão na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba em cenário de vindouros anos secos (Outubro 2016)
Início do conteúdo da página

Considerações sobre a gestão dos recursos hídricos do açude Epitácio Pessoa - Boqueirão na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba em cenário de vindouros anos secos (Outubro 2016)

Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2017, 10h22 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h33 | Acessos: 622

O Açude Epitácio Pessoa – Boqueirão abastece a cidade de Campina Grande ecircunvizinhas. Caso a atual seca do ano 2012 se prolongue por mais um ou dois anos, dando inícioa um novo ciclo de escassez hídrica, torna-se premente a necessidade de se antever a possibilidadede colapso dos sistemas de abastecimento urbano que vão captar água no açude. Este artigoapresenta considerações sobre esta situação a partir de simulações do balanço hídrico doreservatório sujeito às afluências de 1997-2003, durante a última grande crise de abastecimento. Osresultados mostram que, devido à completa falta de gestão de recursos hídricos, o mesmo motivoconstatado para crise de 1998-2002, os sistemas de abastecimento de água por ele supridos poderãovir a sofrer medidas de racionamento e até o colapso total, caso ocorra novamente, a partir de 2012,uma sequência de anos de estiagem igual ou mais severa do que a última verificada na região, de1997 a 2003.

Leia o artigo completo aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.