Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > El Niño: há 60% de chance de um novo fenômeno até o final da primavera(Junho 2017)
Início do conteúdo da página

El Niño: há 60% de chance de um novo fenômeno até o final da primavera(Junho 2017)

Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2017, 10h19 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h33 | Acessos: 433

Caso o fenômeno climático seja confirmado nos próximos meses, provavelmente ele será de baixa intensidade Naiara Araújo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou na quinta-feira (08/06) a 9º estimativa da safra de grãos 2016/2017. No levantamento, também foi apresentada a análise climática do Instituto Nacional de Meteorologia(Inmet) para os próximos meses, além de informações do Research Institute for Climate and Society (IRI) sobre os modelos de previsão de El niño/La Niña.

De acordo com levantamento mais recente do IRI, existe uma probabilidade de até 60% que ocorra um novo episódio de El Niño até o final da primavera. Caso o fenômeno climático seja confirmado, provavelmente ele será de baixa intensidade.

Chuvas acima da média

O mapa de previsão climática do Inmet indica que no período de junho a agosto de 2017 existe maior probabilidade de chuva acima da média no extremo norte da região Norte e leste do Pará, Região Sul, bem como em algumas áreas do leste do Nordeste.

Para o restante do Brasil, a previsão indica maior probabilidade de as precipitações permanecerem na faixa normal ou abaixo. Ressalta-se que, o trimestre de junho a agosto corresponde ao trimestre mais seco da região Sudeste, Matopiba e leste de Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Paraná, segundo o Inmet.

 

Leia o artigo completo aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.