Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > Redução da vazão do Rio São Francisco pode deixar 10 municípios de AL sem água(Maio 2017)
Início do conteúdo da página

Redução da vazão do Rio São Francisco pode deixar 10 municípios de AL sem água(Maio 2017)

Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2017, 10h17 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h33 | Acessos: 396

Casal diz que problema na captação e distribuição de água deve afetar cerca de 400 mil pessoas.

A redução da vazão do Rio São Francisco para 600m³s, que entrou em vigor no dia 18 de maio, pode deixar moradores de 10 municípios de Alagoas sem água. O alerta é da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Durante uma reunião realizada essa semana gestores da Casal, da CBA Águas do Agreste - empresa responsável pela captação e tratamento de água na região Agreste - e representantes da Marinha marinha discutiram alternativas que possam aumentar o volume da água na estação de captação de Traipu. O objetivo da medida é evitar um colapso no abastecimento de água encanada para Arapiraca e outras nove cidades da região.

A estação de Traipu entrou em operação em agosto de 2014. Na época, a quantidade de água que passava pelo poço de sucção das bombas chegava a uma altura de cinco metros. Hoje, está em um metro e vinte centímetros. Os técnicos afirmam que a redução é consequência da diminuição da vazão do Rio São Francisco, situação que pode provocar o colapso.

“A situação é complexa. Das cinco bombas que temos instaladas, só estamos conseguindo colocar para trabalhar duas”, diz o diretor-geral da CAB, Guilherme dias.

Leia a matéria completa aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.