Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > Comportas do Açude de Coremas são abertas numa vazão maior (Maio 2017)
Início do conteúdo da página

Comportas do Açude de Coremas são abertas numa vazão maior (Maio 2017)

Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2017, 10h05 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h33 | Acessos: 398

O Açude Estevam Marinho (Açude de Coremas) parou de receber recarga. Estabilizou em 52.450.226 de m³ d´água, o que corresponde a 8,9% da sua capacidade, segundo as informações disponibilizadas no site da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA).
No dia 18 de abril o by-pass do Açude de Coremas foi aberto numa vazão de 500 litros por segundo, a pedido de instituições de gestão das águas da Paraíba e do Rio Grande do Norte. O entendimento, segundo nota emitida na época pelo Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Coremas-Açu, é que outras regiões de ambos os estados precisam da água de Coremas para a produção agrícola.

Os coremenses fizeram manifestações contra isso, foram às ruas, fecharam estrada, tocaram fogo em pneus, mas a decisão foi mantida.
Agora, no momento em que o açude deixa de receber recarga as mesmas instituições entenderam que existe a necessidade do aumento da vazão, que agora é de 2.000 litros por segundo e, o que se comenta, é que ainda vai aumentar posteriormente.

Leia o artigo completo aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.