Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > ECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE: CONFERÊNCIA PRONUNCIADA NA C. N. I. PELO PROFESSOR JOSÉ GUIMARÃES DUQUE (1972)
Início do conteúdo da página

ECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE: CONFERÊNCIA PRONUNCIADA NA C. N. I. PELO PROFESSOR JOSÉ GUIMARÃES DUQUE (1972)

Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2017, 09h40 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h34 | Acessos: 643

Ao promover esta reunião, a Confederação Nacional da Indústria teve por objetivo fazer ouvir um dos técnicos mais categorizados sobre os problemas do solo, água, flora e recursos naturais do Nordeste, como mais uma valiosa contribuição para o estudo daquela Região. Ocupando um quarto do território Nacional, nele vive mais de um terço da população do Brasil. Esse aspecto da geografia física e humana do Nordeste já constitui uma permanente apreensão para os responsáveis no processo do desenvolvimento nacional. Como o Brasil, o Nordeste não pode ser visto sob aspectos de uma região uniforme, pois que apresenta áreas bem diversificadas e distintas características. Temos a larga faixa litorânea sempre verdejante, as extensas manchas de umidade, o sertão dos vastos tabuleiros, a caatinga com os seus carrascais, além das serras de clima ameno e por vezes frio como no sul, e dos vales relativamente férteis. O Nordeste não é assim, somente aquela terra da seca criada pela imagem que a literatura secular fixou na alma do povo brasileiro. É uma região de efetivas possibilidades. Para falar da sua ecologia, do seu desenvolvimento como fonte de produção agrícola, do aproveitamento do homem em comunhão com a terra, da sua potencialidade e do seu próprio destino, a Confederação Nacional da Indústria convidou o Professor JOSÉ GUIMARÃES DUQUE, um cientista na integral expressão do termo, e conhecedor profundo da geografia humana e física da região. Mineiro de nascimento, fixou-se no Ceará, a quem tem dado, durante toda a sua vida, o melhor da sua cultura, da sua capacidade de trabalho e do seu desvelo. É ele assim um homem identificado com a região, pois fez do Ceará, o laboratório da sua longa pesquisa de trabalhador e de sábio.

Para ler o artigo completo, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.