Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Monitor de Secas

Publicado: Quarta, 27 de Março de 2019, 11h47 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2019, 11h47 | Acessos: 535

 

Novembro de 2018


http://monitordesecas.ana.gov.br/

Sumário

O mês de novembro marca o período seco da maior parte da Região Nordeste do Brasil. A área central do Piauí e Maranhão, os acumulados oscilam entre 50 mm e 150 mm. Já no norte e nordeste da Bahia, bem como no restante do Nordeste brasileiro, estes volumes não ultrapassam 25 mm. Os maiores volumes de chuvas, com acumulados entre 150 e 250 mm, normalmente acontecem na faixa centro-sul e oeste da Bahia, sudoeste do Piauí, extremo sul do Maranhão e todo o estado de Minas Gerais.

Em novembro de 2018, os maiores volumes de chuva no extremo oeste e sul baiano, com acumulados entre 150 mm a 250 mm. No sudoeste do Maranhão esses acumulados ficaram entre 100 mm e 200 mm. No restante do Nordeste, o predomínio foi de pouca ou nenhuma chuva (acumulados inferiores a 25 mm). No centro-oeste de Minas Gerais, foram observados acumulados superiores a 250 mm, nas demais áreas do estado esses volumes foram inferiores a 150 mm.

Em relação a anomalia de precipitação, verifica-se na região central da Bahia e em uma extensa área do Nordeste brasileiro as chuvas ficaram abaixo da média histórica. Apenas em pontos isolados a sudoeste do Maranhão, extremo-sul do Ceará, bem como, no oeste e sul da Bahia é que as chuvas ficaram acima dessa média. Em Minas Gerais, predominou chuvas acima do normal em, praticamente, todo o Estado.

 Alagoas

 Bahia

 Ceará

 Maranhão

 Paraíba

 Pernambuco

 Piauí

 Rio Grande do Norte

 Sergipe

 Minas Gerais

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.