Monitor de Secas
Novembro de 2018
http://monitordesecas.ana.gov.br/

O mês de novembro marca o período seco da maior parte da Região Nordeste do Brasil. A área central do Piauí e Maranhão, os acumulados oscilam entre 50 mm e 150 mm. Já no norte e nordeste da Bahia, bem como no restante do Nordeste brasileiro, estes volumes não ultrapassam 25 mm. Os maiores volumes de chuvas, com acumulados entre 150 e 250 mm, normalmente acontecem na faixa centro-sul e oeste da Bahia, sudoeste do Piauí, extremo sul do Maranhão e todo o estado de Minas Gerais.
Em novembro de 2018, os maiores volumes de chuva no extremo oeste e sul baiano, com acumulados entre 150 mm a 250 mm. No sudoeste do Maranhão esses acumulados ficaram entre 100 mm e 200 mm. No restante do Nordeste, o predomínio foi de pouca ou nenhuma chuva (acumulados inferiores a 25 mm). No centro-oeste de Minas Gerais, foram observados acumulados superiores a 250 mm, nas demais áreas do estado esses volumes foram inferiores a 150 mm.
Em relação a anomalia de precipitação, verifica-se na região central da Bahia e em uma extensa área do Nordeste brasileiro as chuvas ficaram abaixo da média histórica. Apenas em pontos isolados a sudoeste do Maranhão, extremo-sul do Ceará, bem como, no oeste e sul da Bahia é que as chuvas ficaram acima dessa média. Em Minas Gerais, predominou chuvas acima do normal em, praticamente, todo o Estado.
Redes Sociais