Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Contextualizada > Pronunciamento de Leonardo de Sá Barretto Sampaio nos 35 anos da Academia PE de Ciência Agronômica
Início do conteúdo da página

Pronunciamento de Leonardo de Sá Barretto Sampaio nos 35 anos da Academia PE de Ciência Agronômica

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 16h13 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 16h13 | Acessos: 371

Academia Pernambucana de Letras, 14 de maio de 2019

 

Resultado de imagem para Leonardo de Sá Barretto Sampaio
Leonardo de Sá Barretto Sampaio - Imagem do Google

Prezados colegas Acadêmicos, familiares, amigos tão prezados !

 

35 anos !

 

Estamos a completar 35 anos de encantamentos.

35 anos de muitos encantamentos !

 

Dos 25 acadêmicos originários, passamos para 30 nas celebrações dos 10 anos da Academia, com a criação de 5 novas Cadeiras.

 

Coincidentemente, 30 de nós já se encantaram.

 

30 colegas de convivência acadêmica já se encantaram, ao longo dos 35 anos de ininterrupto funcionamento da APCA.

 

APCA criada pelo Prof Eudes de Souza Leão Pinto como semente e modelo para a Academia Brasileira de Ciência Agronômica, 10 anos após aprovada a fundação da ABCA. Academia Brasileira que só foi efetivamente instalada, em memorável reunião da SBPC, quando da outorga pela Presidência da República do Brasil, da maior comenda conferida a um Engenheiro-Agrônomo, comenda esta que leva o nome de um pernambucano - o Eng Agrônomo Apolonio Jorge de Faria Salles, Patrono da Cadeira n• 4 da APCA e da Cadeira n•8 da ABCA.

 

Criação da Academia Brasileira de Ciência Agronômica e Comenda outorgada a outro pernambucano, o Prof Eudes Souza Leão Pinto, nas celebrações dos 150 anos do Ministério da Agricultura do Brasil.

 

Prof Eudes de Souza Leão Pinto, idealizador e criador de ambas as academias, a APCA e a ABCA.

 

Na APCA, para cada Cadeira, contamos com 1 Patrono a nos guiar e, pelo menos, 1 vivência acadêmico-energética a nos amparar. Encantada nessa caminhada de 35 anos.

 

Além de contarmos com os exemplos vivos dos acadêmicos que passaram para eméritos, antecessores nas Cadeiras.

 

Com apenas 2 remanescentes do grupo originário convocado pelo Prof Eudes para estruturar a Academia,  destaco meu brilhante colega de turma, o Prof Antonio Fernando de Souza Leão Veiga. Brilhante desde acadêmico na Universidade Rural de Pernambuco, tanto como aluno, esportista e editor adjunto a nos apoiar nas publicações do Diretório Estudantil Prof Yony de Sá Barretto Sampaio.

 

Prof Souza, ainda mais brilhante como premiado e reconhecido profissionalmente na sua área  de entomologia.

 

35 anos de encantamento por haver dado posse, acolitando o Prof Eudes tanto nos 35 anos de Diretoria, como na seleção, ao longo dos 35 anos da APCA, a 72 brilhantes acadêmicos.

 

72 brilhantes acadêmicos, em sua maioria eleitos por aclamação, dentre mais de meio milhar de candidatos !

 

72 brilhantes Engenheiros-Agrônomos, das mais diversas áreas da Engenharia Agronômica, que tem pontificado com seu profissionalismo e ação econômico-social, no desenvolvimento da ciência e prática agronômica - exemplo para as novas gerações, como assim nos instrui o novo presidente da APCA, o Prof Mauro Carneiro dos Santos no seu trabalho sobre a história das Academias e a herança de Academus como base da instituição do ensino acadêmico-universitário.

 

As universidades, juntamente com as Academias, nos países desenvolvidos, representando o big-bang do progresso educacional, ao expandir, de forma integrada, o conhecimento acumulado pelo homem sobre a sua natureza e a natureza do universo.

 

Universidades e Academias, de mãos dadas, a disseminar visão holística do conhecimento, materializada no aprimorar histórico do desenvolvimento local sustentável.  - Sendo o homem o modelo do mundo (Leonardo da Vinci, 500 anos atrás ! ).

 

E o “locus” do seu desenvolvimento - a base do progresso da humanidade.

As Academias, nas suas modalidades científicas, de artes e de letras, ou holisticamente conjugadas, como a Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda,(tão bem integrada ao desenvolvimento municipal pelo seu Presidente Riverdes Coelho Falcão, aqui presente).

 

As Academias, sendo repositórios das memórias imateriais desse progredir humano. 

E, os Acadêmicos, exemplos icônicos do uso das competências profissionais - para as novas gerações.

 

Exemplos de valorização das memórias dos patronos e das suas cadeiras, porque, como bem expressa o aforismo histórico “Quem não tem memória, não tem futuro”.

 

Encantamento de ver a continuidade do trabalho de toda uma vida do Prof Eudes e da equipe por si convocada, na Administração da Academia e na criteriosa seleção de Acadêmicos sucessores dos primeiros ocupantes das cadeiras, representantes dos Patronos, Engenheiros-Agrônomos oriundos de todas as regiões do Brasil, e até do exterior, aqui vindos para apoiar o nosso desenvolvimento, pois que a APCA foi criada como semente e modelo para a ABCA.

 

Encantamento de dar posse solene a uma nova diretoria cujo presidente, o Prof Mauro Carneiro dos Santos, foi o meu sucessor no encargo de Orador, quando ascendí de diretor do arquivo, na primeira diretoria, depois orador e, para a vice-presidencia, nos 35 anos de encargos sob a presidencia vitalícia do Prof Eudes.


Encantamento de dar posse ao novo vice-presidente, o Dr Geraldo Majella Bezerra Lopes, ocupante da primeira secretaria, desde a passagem para Acadêmico Emérito do Mestre Hélvio Azevedo de Queiroz.

 

Ambos, Drs Mauro e Majella, sendo exemplo da necessária continuidade administrativa e, também, para as novas gerações, de acadêmicos múltiplos, que cantam e tocam afinadamente em equipe !

 

Encantamento de ter uma reitora, a Profa Maria José de Sena, também licenciada em Educação Rural, acadêmica da nossa co-irmã, a Academia Pernambucana de Medicina Veterinária, quando as Academias de Ciência de Pernambuco proclamam a necessidade de uma Educação para o Desenvolvimento Local Sustentável. Encantamento de ter a Profa Maria José de Sena como reitora da nossa Alma Mater, a UFRPE, dando posse solene a novas Acadêmicas e à querida Bibliotecária Suely Manzi, como nossa sócia benemérita, a qual vem, de há muito, indexando as muitas, diversas e várias publicações das Academias Pernambucana e Brasileira de Ciências Agronômicas. Publicações, nas suas apresentações como livros, de muitas e memoráveis edições, inclusive como e-books, plaquetes, memoriais, Cadernos de disseminação tecnológica, anais, e muitas outras publicações.

 

Plaquetes - de outorga do mérito agronômico aos Engenheiros-Agrônomos com mais de 50, 55, 60, 70 e até mais ! anos de formados e meritórios trabalhos em pról do desenvolvimento científico-tecnológico-administrativo-econômico-social, de Pernambuco, do Nordeste, do Brasil, e até internacional (a exemplo da obra dos Profs Eudes, Dárdano e Vasconcelos Sobrinho).

 

Cadernos do Semiárido, relatos de seminários científicos (como os sobre biodiesel, cadeia produtiva do gesso - Pernambuco sendo um dos maiores produtores mundiais, responsável por 98% da produção nacional e, isto, em pleno semiárido !); relatos para órgãos internacionais como a ONU, FAO, IDRC (International Research Development Center), Instituto de Agricultura do Canadá ...,


de projetos como o COSINEXP, sobre COmpetitividade, INovação tecnológica e desempenho EXPortador das micros, pequenas e médias empresas, memoriais, anais ou outras publicações, merecendo, realmente, destacar a vasta produção literária das nossas APCA e ABCA e das nossas Academias !

 

Em nome de todos os acadêmicos e de toda a diretoria presidida pelo Prof Eudes de Souza Leão Pinto, 2• vice-presidente Prof Carlos Alberto Tavares, 1• secretário Dr Geraldo Majella Bezerra Lopes, 2• secretário Prof Argemiro Chaves da Silveira, tesoureiro Prof Egídio Bezerra Neto, orador Prof Mauro Carneiro dos Santos, agradecemos a ventura e o encantamento desse trabalho coletivo e dessa inigualável e produtiva vivência científico-humana, contribuidora na construção das novas gerações de Engenheiros-Agrônomos, legatários da vida, obra, patentes e memória do Prof Eudes - idealizador, fundador e presidente vitalício das nossas APCA e ABCA !

 

Memória imortalizada no Memorial Prof Eudes de Souza Leão Pinto, criado na Biblioteca Central da UFRPE, pelo tirocínio da Mag Reitora, Profa Maria José de Sena, com base na doação pela família, da sua biblioteca.

 

Não poderia passar a Administração da APCA para a nova diretoria, eleita por aclamação !, sem realçar o papel das nossas APCA e ABCA, usadas como modelo na organização, estruturação e reestruturação de Academias de Ciências em Pernambuco e no Brasil.

 

Sem destacar o papel catalizador das APCA e ABCA, juntamente com as Academias de Química, de Engenharia, de Extensão Rural, de Medicina Veterinária, de Medicina, de Música, de Gastronomia, de Ciências Contábeis, o na congregação das várias Academias das diversas Ciências, em convênio inter-universitário, básico para a realização do 1• FÓRUM das Academias de Ciências, com o tema “As Academias de Ciências e seu papel no desenvolvimento de Pernambuco”.

 

Sem destacar o papel das APCA, ABCA, e demais Academias Brasileiras no planejamento do 2• Fórum das Academias de Ciências, sob o lema “A responsabilidade social das Academias”.

Responsabilidade social cristalizada na soma de energias individuais, acadêmicas, e esforços inter-institucionais para a colocação das escolas, à partir do ensino primário básico, como centros do desenvolvimento local sustentável. Modelo de como priorizar a educação e o ensino - toda a comunidade se dando as mãos na formação das novas gerações !

 

Uma salva de palmas para a nova diretoria da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, para os novos acadêmicos e para a querida e mais nova sócia benemérita Suely Manzi, irmã-gêmea da Profa Conceição Martins, benemérita das nossas APCA e ABCA.

 

Forte abraço e grande salva de palmas para a energia sempre presente do Prof Eudes - sempre presente a nos guiar e a conduzir as nossas Academia Pernambucana e Academia Brasileira de Ciência Agronômica,  nas suas missões, visões e valorização técnico-administrativa e social da profissão agronômica.

 

Bom somarmos energias com vocês, queridos irmãs e irmãos !


Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.