Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Contextualizada > Niède Guidon está entre as Treze mulheres que mudaram o Brasil
Início do conteúdo da página

Niède Guidon está entre as Treze mulheres que mudaram o Brasil

Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2019, 09h42 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 09h42 | Acessos: 4534

Acesso ao histórico das outras 12 mulheres que mudaram o Brasil, no endereço abaixo

https://portalosertao.com/niede-guidon-esta-entre-as-treze-mulheres-que-mudaram-o-brasil/?fbclid=IwAR08xUv4q1v0gXojTOupMlQ3yyg6tp_diF7L3pJHmiiHmuqnaCyPdJKMAN8

 

31/05/2019

 

Niède Guidon Foto: Marizilda Cruppe / Agência O Globo/15-07-2003

arqueóloga Niède Guidon é defensora ferrenha da Serra da Capivara, no Piauí. Foi ela que descobriu, lá, na década de 1970, as pinturas rupestres mais importantes dos primeiros seres humanos a habitarem o Brasil e uma das maiores coleções desse tipo de arte no mundo.

Após a descoberta de Niède, a compreensão sobre a presença dos Homo sapiens na América do Sul mudou para sempre. Ela lutou para criar o Parque Nacional da Serra da Capivara, hoje considerado patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Nascida em Jaú, São Paulo, em 1933, Niède nunca mais deixou o Piauí — tamanha a consciência que ela tem sobre a importância histórica do local. E o medo que ele seja destruído.

O parque vem enfrentando grandes problemas de orçamento ao longo dos anos, com nenhum apoio governamental. Além disso, Niède já sofreu inúmeras ameaças de empresários do Agreste, que insistem em intimidá-la. Mas ela continua lá, aos 86 anos de idade, sendo a alma e a guardiã do parque.

Sobre o assunto

Cerâmica Serra da Capivara ganha prêmio de melhor projeto sustentabilidade do Brasil

http://www.suassuna.net.br/2019/07/ceramica-serra-da-capivaraganha-premio.html

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.