Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Contextualizada > A Questão da Água no Nordeste
Início do conteúdo da página

A Questão da Água no Nordeste

Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 09h39 | Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 09h39 | Acessos: 497

CGEE - ANA

 

12/03/2015

Resultado de imagem para A questão da água do Nordeste CGEE

Imagem do Google

 

CGEE e a ANA realizaram o segundo seminário sobre A Questão da Água no Nordeste no dia 09 de setembro. A série Debates – A Questão da Água no Nordeste, organizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), teve o segundo seminário, dos seis programados, no dia 09 de setembro. Água e Desenvolvimento Regional, Balanço hídrico e Cenários foi o tema do seminário fechado a especialistas convidados, na sede do CGEE, sobre os recursos hídricos no semiárido nordestino. O evento foi composto por três sessões. A primeira abordou temas como Água e Desenvolvimento Regional, Cenários de Desenvolvimento do Nordeste e Água como insumo para o desenvolvimento regional e local, além de fator limitante ao desenvolvimento do semiárido. Os expositores desta sessão foram Cláudio Egler, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Antonio Eduardo Leão Lanna, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Os pesquisadores contaram com os comentários do diretor do CGEE, Antonio Carlos Galvão, e Pedro Lapa do Banco do Nordeste (BNB). A segunda sessão teve como palestrante Guilherme Almeida Gonçalves de Oliveira, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales de São Francisco e do Parnaíba (Codevasp), que abordou temas como as Bacias do Rio São Francisco e do Rio Parnaíba, Balanço Hídrico, Impactos de Mudanças Climáticas, Perspectivas de Desenvolvimento e Implicações para a Política de Águas e de Desenvolvimento Regional do Nordeste. Os comentaristas desta sessão foram: José Alberto de Almeida do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e Francisco Lopes Viana da ANA. Na última sessão do seminário foram exploradas as bacias do Nordeste Setentrional, o balanço hídrico, os cenários atual e futuro, os impactos de mudanças climáticas, implicações para políticas de gerenciamento das águas; e desenvolvimento regional e local. O palestrante é especialista Companhia de Gestão de Estudos Hídricos (COGERH), Francisco Teixeira. Os comentários ficaram a cargo de Francisco Lopes Viana, da ANA, Laudizio da Silva Diniz, da Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa); e Marcelo Asfora, da Secretaria de Estudos Hídricos do Ceará (SRH). Ao final da série de debates sobre a água no nordeste, todo o conteúdo debatido e produzido resultará em um livro.

 

Acesso ao livro, no endereço abaixo

https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/agua_nordeste_v3_15032012_9533.pdf

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.