Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Contextualizada > Consulta Pública - Propostas de Ações para o Eixo Agropecuária e Agroindústria do PRDNE
Início do conteúdo da página

Consulta Pública - Propostas de Ações para o Eixo Agropecuária e Agroindústria do PRDNE

Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2019, 10h54 | Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 10h54 | Acessos: 319

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPOi_K8QezEaemWQldlF6V4E_wowoa63YfrWDIqZ_celi9HA/viewform

 

20/11/2019

A agropecuária é uma das principais atividades da economia brasileira, sendo a produção do campo responsável por 5 a 7% do PIB nacional. A contribuição para o PIB chega próximo de 25% quando se agregam as etapas anteriores e posteriores ao campo.

A região Nordeste do Brasil, com uma população de mais 50 milhões de habitantes, possui 20% do território brasileiro onde vivem 29% da população do país. Cabe destacar, que na região residem 23,5% da população urbana do Brasil e 46% de sua população é rural. De forma geral, avalia-se que, embora a região conte com todas as políticas públicas vinculadas ao desenvolvimento da agricultura, pecuária e agroindústria, os recursos alocados para as mesmas não são compatíveis com o montante de produção originada na região, nem com o número de agricultores presentes na mesma.

Verifica-se que a maior parte das políticas públicas privilegia a produção de commodities voltada à exportação. Sem dúvidas, a mesma merece tal atenção em função de sua relevante importância econômica para a região e para o país. No entanto, destaca-se igualmente a importância de maior investimentos e políticas públicas voltadas à agricultura familiar (pequenos, médios e de subsistência), já que a região contempla 50% dos agricultores familiares do país.

A criação dessas políticas voltadas para a Região Nordeste é de competência legal da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE, de acordo com a Lei Complementar n º 125, de 03 de janeiro de 2007, que em seu Art. 4º determina à Autarquia: definir objetivos e metas econômicas e sociais que levem ao desenvolvimento sustentável e formular planos e propor diretrizes para o desenvolvimento de sua área de atuação. Dentre as atribuições legais está a elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste - PRDNE.

No formulário abaixo, você pode registrar, de forma prática e rápida, seus pontos de vista sobre as ações propostas no PRDNE para o eixo da Agropecuária e Agronegócio.

Caso tenha dúvidas, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entre em contato com a Ouvidoria da Sudene através do 0800 201 1001.

Seja protagonista do desenvolvimento e participe conosco da construção das ações propostas para o eixo Agropecuária e Agroindústria do PRDNE.

Fonte:

Engenheiro Agrônomo, José Geraldo Eugênio de França

 

Fonte:

Engenheiro Agrônomo, José Geraldo Eugênio de França

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.