Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Contextualizada > Rios Voadores da Amazônia
Início do conteúdo da página

Rios Voadores da Amazônia

Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 17h16 | Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 17h16 | Acessos: 819

Sem floresta não tem água 

Assista ao vídeo da matéria, no endereço abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=0Mwo5PVB0ro&fbclid=IwAR3fhJZWfovoFN321ftZrxOc70MP0LmGK-BMIDJXFhonVma-kCR7hLdv-Bk 

06/11/2018

Documentário de Bettina Ehrhardt em colaboração com Thomas Hagenbrock e Michael Schucht.

Os chamados “rios voadores” são correntes de umidade que se originam na floresta amazônica e abastecem todo o Brasil com água, inclusive as regiões mais ao sul do país, chegando até o Paraguai, o Uruguai e a Argentina. Este fenômeno natural está ameaçado, caso o desmatamento das florestas tropicais continue. Se a Amazônia se transformar um uma estepe, os “rios voadores” param de fluir, implicando consequência não só para o Brasil, como também para todo o clima da Terra. O Brasil, país com as maiores reservas de água do planeta, já sofre com longas e persistentes secas, resultando em racionamentos em suas grandes metrópoles. 

A agropecuária é uma atividade econômica que depende deste serviço ecossistêmico para sua existência e ao mesmo tempo também representa a maior força motriz do desmatamento ilegal na Amazônia. Transformar este ciclo vicioso em um ciclo virtuoso só é possível através da viabilização de alternativas econômicas sustentáveis, da aplicação eficiente de políticas públicas de preservação e restauração e de um sólido engajamento da sociedade. 

Brasil / Alemanha 2018. Duração: 23 min. 

Este filme foi produzido com o apoio da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável. 

A utilização deste filme para fins não comerciais é livre. Todos os direitos reservados para BMZ – Bundesministerium für wirtschaftliche Zusammenarbeit und Entwicklung (Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da República Federal da Alemanha). 

No caso de exibições públicas ou no âmbito de eventos, solicitamos informar a Assessoria de Comunicação do Programa Florestas da GIZ Brasil: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.