Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Contextualizada > A FARSA DO PRESIDENTE JOÃO PESSOA
Início do conteúdo da página

A FARSA DO PRESIDENTE JOÃO PESSOA

Publicado: Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 10h04 | Última atualização em Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 10h04 | Acessos: 1075

https://blogdodominguinhos.blogspot.com/2020/02/a-farsa-do-presidente-joao-pessoa.html?fbclid=IwAR2-gyg31ohpaoJXId6Sutwc1c28E_Q2anBcwBbFAwMhD1cNoIG5j2Tsvf4 

Blog do Dominguinhos - Princesa Isabel (PB) 

Domingos Sávio Maximiano 

25/02/2020

Seguindo a cronologia da Guerra de Princesa, o que faz parte das rememorações e comemorações do nonagésimo aniversário daquele importante conflito, trazemos hoje as ações retaliativas do presidente João Pessoa contra Princesa motivadas pelo rompimento político do coronel José Pereira com o chefe do Poder Executivo Estadual. Em 24 de fevereiro de 1930, portanto há 90 anos, João Pessoa, logo após a troca de telegramas com Zé Pereira, o que teve confirmado o rompimento político, demitiu todos os funcionários públicos estaduais que serviam em Princesa. Exonerou as seguintes autoridades: o prefeito José Frazão de Medeiros Lima; o vice-prefeito Glycério Florentino Diniz; o adjunto de promotor Manoel Medeiros Lima e o diretor do Grupo Escolar “Gama e Melo”, professor Severino Loureiro. O delegado de polícia Manoel Arruda e mais oito soldados foram chamados de volta à Capital e os subdelegados de Tavares, Belém, Alagoa Nova (Manaíra) e São José (São José de Princesa) à época distritos, foram todos exonerados. O chefe da Mesa de Rendas do Estado, Manoel Carlos de Andrade, que era irmão do coronel Zé Pereira, já havia sido transferido para a cidade de Patos/PB. Somente os funcionários federais continuaram no desempenho de suas funções no município, a exemplo do juiz de direito, doutor Clímaco Xavier; do coletor federal, Leônidas Wanderley; do escrivão da Coletoria Federal, Tiburtino Carlos de Andrade; do telegrafista, Richomer Góis de Campos Barros e do Oficial do Registro Civil, Silvino de Medeiros Lima. Logo que demitiu esses servidores, o presidente João Pessoa expediu telegrama ao presidente da República, Washington Luís, com o seguinte teor: “Assim procedi, primeiro porque a polícia não podia assistir inactiva a invasão da cidade por facínoras armados”. 

A mentira travestida de verdade 

Essa informação encaminhada ao presidente da República não estava contida de veracidade. Na verdade, já intencionado em invadir Princesa - talvez para impedir a realização das eleições de 1º de março daquele ano em que ele próprio disputava o cargo de vice-presidente da República como companheiro de chapa de Getúlio Vargas -, João Pessoa usou as demissões como pretexto para alegar que o pequeno burgo princesense estava infestado de bandidos e cangaceiros, contratados pelo coronel. Notícia falsa para justificar a ação invasora já planejada e que seria promovida pela polícia paraibana em 28 de fevereiro daquele ano de 1930. Para justificar ainda mais sua ação persecutória, o presidente paraibano fez divulgar, através do Jornal Oficial do Estado, “A União”, a seguinte nota: “(...) Atento à circunstância de que em Princesa a Prefeitura e secretaria desta, promotoria adjunta, escrivania do cartório, agência do Telégrafo Nacional, professorado, advogados e solicitador eram exercidos por sobrinhos, irmãos e parentes afins do coronel, essa cidade dos Cariris Novos era um feudo absoluto e fechado ao poder pessoal de um homem”. (Extraído do livro Revolução Estatizada, do historiador José Octávio de Arruda Mello). Na verdade, desses funcionários, o único parente do coronel Zé Pereira era o chefe da Mesa de Rendas, Manoel Carlos de Andrade que era seu irmão. Vê-se que essas demissões já prenunciavam as intenções do presidente Pessoa em desfechar ataque à cidade, como veremos adiante. Com isso, estava tudo se preparando para o início da Guerra de Princesa, evento que mudou a história do Brasil. 

(ESCRITO POR DOMINGOS SÁVIO MAXIMIANO ROBERTO, EM 24 DE FEVEREIRO DE 2020).

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.