Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Contextualizada > O arrombamento do Açude Orós – uma tragédia sem precedentes(Abril 2018)
Início do conteúdo da página

O arrombamento do Açude Orós – uma tragédia sem precedentes(Abril 2018)

Publicado: Quarta, 18 de Abril de 2018, 08h44 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h34 | Acessos: 2200

1960 foi o ano de construção do Açude de Orós, no Ceará. Naquele ano, o paredão da represa, em formato de Arco Romano, começou a ser concluído, fora do período chuvoso da região, para que houvesse garantias de segurança suficientes, nas etapas de sua elevação, que não podiam receber volumes maiores naquele momento, devido à insipiência de cotas de represamento. Ocorre que num dado momento em que não eram esperadas chuvas fortes naquela região do Ceará (a localidade estava fora da quadra chuvosa), desaguou um temporal bíblico resultando em uma grande tragédia. O paredão da represa, ainda em construção, não teve como conter o enorme volume que fora precipitado e terminou com a água escoando por cima dele. Municípios localizados no Médio e Baixo Jaguaribe foram bastante afetados pela força das águas, sendo Aracati o mais prejudicado deles.

Para ver o vídeo, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.