Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Contextualizada > COMO O DESERTO DO SAARA PARTICIPA DO REGIME DE CHUVAS DA AMAZÔNIA, A 5 MIL KM DE DISTÂNCIA (Abril 2018)
Início do conteúdo da página

COMO O DESERTO DO SAARA PARTICIPA DO REGIME DE CHUVAS DA AMAZÔNIA, A 5 MIL KM DE DISTÂNCIA (Abril 2018)

Publicado: Terça, 10 de Abril de 2018, 08h46 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h34 | Acessos: 365

deserto_saara

Tão inesperado quanto esta ligação é o fato de ser o deserto que beneficia a mata, e não o contrário - sendo responsável pela maior parte das chuvas torrenciais que caem sobre a região, mantendo sua exuberância e biodiversidade. Além de enviar toneladas de nutrientes para sua vegetação, como o fósforo.

Os "núcleos de condensação", a parte da nuvem em que o vapor de água se condensa, são formados, entre outros elementos, por partículas em suspensão no ar - poeira, por exemplo. No caso da floresta amazônica, uma parcela desses aerossóis é proveniente do Saara.

"Este fenômeno de transporte ocorre principalmente na parte norte da Amazônia, mas já foi registrado também na área central da região, como, por exemplo, ao sul de Manaus", explica o físico Paulo Artaxo, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP).



Para ler a matéria completa, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.