Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Contextualizada > ARMY MEN XI:DESAVENÇAS ENTRE JOÃO PESSOA & O CORONEL JOSÉ PEREIRA(Março 2018)
Início do conteúdo da página

ARMY MEN XI:DESAVENÇAS ENTRE JOÃO PESSOA & O CORONEL JOSÉ PEREIRA(Março 2018)

Publicado: Sexta, 23 de Março de 2018, 08h32 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h34 | Acessos: 390

Ao assumir a presidência do Estado da Paraiba, o Presidente (governador) João Pessoa começou a implementar mudanças 'modernas' (...). A bandeira de seu governo era passar 'uma vassoura nova' para limpar o Estado. E com este pensamento, implementou uma política sistemática de desprestígio dos chefes políticos (ou coronéis) dos municípios, que eram, segundo o presidente de estado, os principais responsáveis pelos abusos e, consequentemente, pelo atraso do estado".

No dia 19 de fevereiro de 1930, o presidente do estado da Paraíba, João Pessoa, na tentativa de contornar uma crise política provocada pela divergência na composição da chapa para deputado federal, viaja à Princesa. A chapa para deputado federal fora publicada a 18 de fevereiro de 1930, no jornal "A União". O presidente é recebido com festa. Por falta de habilidade política, o presidente João Pessoa e o "coronel" José Pereira, chefe político princesense, não encontraram um denominador comum.

 

Para ler o artigo completo, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.