Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Contextualizada > A palavra quase final de Ariano (Dezembro 2017)
Início do conteúdo da página

A palavra quase final de Ariano (Dezembro 2017)

Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2017, 08h55 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h34 | Acessos: 382

Quando a saúde começou a falhar perto dos 80 anos, o escritor paraibano Ariano Suassuna (1927-2014) se apressou em finalizar aquele que pretendia que se tornasse o livro de seus livros, “Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores”, agora lançado pela editora Nova Fronteira. Ele o escrevia, e desenhava, desde 1981, sempre insatisfeito com o resultado. Uma atividade cansativa, mas prazerosa. “Meu pai era muito exigente como criador artístico e de uma disciplina rigorosa. Gostava mesmo era do exercício da escrita”, diz o artista plástico Manuel Dantas Suassuna, um dos cinco filhos e herdeiros do escritor, além de parceiro literário. “Dizia que era o livro da vida dele. Finalizou-o poucos dias antes do seu Encantamento”. Dantas conta que o pai consumiu os dias concluindo as ilustrações do romance. Chegou a inserir nele personagens de outros livros, para que todos os seus textos fizessem parte de uma espécie de obra total definitiva — ou quase, já que isso só existe na mente do artista.


Para ler a matéria completa, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.