Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Contextualizada > Celso Furtado, Douglass North e visões alternativas sobre o Nordeste (Outubro 2017)
Início do conteúdo da página

Celso Furtado, Douglass North e visões alternativas sobre o Nordeste (Outubro 2017)

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 16h11 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h34 | Acessos: 501

Rio de Janeiro – Em junho de 1961 o economista americano Douglass North visitou o Brasil por três semanas. Veio em missão organizada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE-FGV). A missão de North era avaliar os planos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para o Nordeste. Isto incluiu um encontro com Celso Furtado e uma passagem controversa por Fortaleza.

Além do “meeting”, fazer palestras sobre crescimento regional e avaliar o ensino de economia no Brasil. O diálogo virou um ensaio. “O Encontro Entre Douglass North e Celso Furtado em 1961: visões alternativas sobre a economia nordestina”, de Mauro Boianovsky e Leonardo Monasterio, pode ser lido aqui.

O ensaio revela que North passou dois dias em Fortaleza. Na Cidade, consultou diversos técnicos, deu seminário no Banco do Nordeste e visitou a Universidade Federal do Ceará (UFC).


Confira o artigo completo aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.