Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Contextualizada > Euclides da Cunha e os crimes impunes de Canudos(Outubro 2017)
Início do conteúdo da página

Euclides da Cunha e os crimes impunes de Canudos(Outubro 2017)

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2017, 12h12 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h34 | Acessos: 827

 

Cento e vinte anos se passaram da destruição, pelo Exército, do arraial da Canudos (outubro de 1897), miserável aglomerado na caatinga da Bahia, no final do século 17, quando se considerou que a República recém-proclamada estava ameaçada. Até a metade do século passado, a trágica história de Canudos era tratada como mero apêndice do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha. Os fatos, porém, transcendem ao livro, que embora monumental, não é suficiente para que se compreenda o que se procurou apagar da História. O passado, entretanto, projeta sombras tenebrosas de longo alcance. Envolvem uma série de crimes e um esforço para que se esqueça de tudo. Mas Canudos tornou-se prisioneiro de Euclides.

 

Para ler o artigo completo, clique aqui!


Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.