Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Contextualizada > Considerações sobre o processo de evolução Econômica Sertaneja entre os anos 1850 a 1880(Junho 2017)
Início do conteúdo da página

Considerações sobre o processo de evolução Econômica Sertaneja entre os anos 1850 a 1880(Junho 2017)

Publicado: Quarta, 02 de Agosto de 2017, 09h46 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h34 | Acessos: 430

Por Rita de Cássia Rocha (1) e José Romero Araújo Cardoso (2)

A partir de 1850 houve modificações significativas na economia sertaneja, devido ao advento da segunda revolução industrial que trouxe consigo a necessidade de se utilizar outras matérias-primas, devido ao sensacional desenvolvimento da indústria têxtil, principalmente na Inglaterra, bem como em razão do surgimento do fonógrafo, do automóvel e outros inventos. Nessa fase, entre os anos de 1850 e 1880, a economia sertaneja destacou as seguintes atividades:

Cera de Carnaúba (Corperniciaprunifera):

Nativa do semiárido nordestino, a carnaubeira (Coperniciaprunifera), é ainda hoje de grande importância social e econômica para a região (Mendes, P. 104).Inicialmente utilizada para a produção de velas, a cera de carnaúba teve sua função diversificada, pois:

“Na perspectiva de utilizar este produto, o homem nordestino idealizou um método de extração da cera dessa planta e desenvolveu tecnologias empíricas para utilizá-la. (...)O método de extração e preparação da cera de carnaúba foi desenvolvido no inicio do século XIX, pelo norte-rio-grandense radicado no Ceará, Dr. Antonio Macedo, conhecido na literatura, também, com o nome de Emanuel Antonio de Macedo. Na segunda metade do século XIX e nos primeiros oitenta anos do século XX, a cera de carnaúba foi de vital importância econômica para os estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, constituindo-se um dos principais produtos de exportação destes três estados (Idem, P. 104 – 105)”.

Para ler o artigo completo, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.