Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Contextualizada > ÁGUA E CIÊNCIA NO BRASIL: DESENVOLVIMENTO OU MODERNIZAÇÃO? (Maio 2017)
Início do conteúdo da página

ÁGUA E CIÊNCIA NO BRASIL: DESENVOLVIMENTO OU MODERNIZAÇÃO? (Maio 2017)

Publicado: Quarta, 02 de Agosto de 2017, 09h39 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h34 | Acessos: 357

O Acadêmico José Galizia Tundisi abriu as sessões científicas do evento "Água na mineração, agricultura e saúde: o que a ciência tem a dizer a partir de Minas Gerais", realizado na UFMG nos dias 19 e 20 de abril, com uma conferência que abordou um tema identificado pelo falecido Acadêmico Celso Furtado: o Brasil é um país que vem se modernizando, mas não vem se desenvolvendo.

No livro "O mito do desenvolvimento econômico", publicado em 1974, Furtado afirma que os autores da época dão por evidente ser possível universalizar o desenvolvimento econômico, tal qual vem sendo praticado pelos países que lideram a revolução industrial, que os padrões de consumo da minoria da humanidade que vive nos países altamente industrializados poderão ser acessíveis às grandes massas de população em rápida expansão que formam a periferia. Essa ideia constitui, seguramente, um prolongamento do mito do progresso, elemento essencial na ideologia da revolução burguesa, na qual se criou a atual sociedade industrial.

Leia o artigo completo aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.