Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > EDUCAÇÃO, GOVERNANÇA E SUSTENTABILIDADE > A Educação Ambiental “fora da caixa”
Início do conteúdo da página

A Educação Ambiental “fora da caixa”

Publicado: Quinta, 30 de Agosto de 2018, 15h57 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 20h23 | Acessos: 1043

A educação ambiental será tema da Roda de Conversa Intenção e atenção nos processos de aprendizagem – por uma educação ambiental 'fora da caixa'. O debate acontece amanhã a partir das 9h, na sala Gilberto Osório, Fundaj de Apipucos.

A pesquisadora da Fundaj Edneida Cavalcanti ressalta que é muito importante o espaço para que tema seja debatido. “A Educação Ambiental alcançou status de tema transversal, mas isso não garantiu sua penetração em todas as disciplinas e, na maior parte das situações segue repetindo o modelo educacional hegemônico, que deixa de fora a perspectiva interdisciplinar”, conclui. Edneida faz parte da equipe do Núcleo de Estudos e Articulação sobre o Semi-Árido (NESA), na Fundação Joaquim Nabuco.

A mediadora da conversa será Rita Muhle, doutora em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Durante a roda, Rita vai detalhar o artigo que fez com a professora Isabel Carvalho, também da PUCRS, e relatar seus campos de pesquisa que serviram de exemplo para a produção do artigo.

Tratar o processo de aprendizagem e as práticas de educação por meio de uma perspectiva ampliada é o objetivo principal de Rita. “Olhar mais para um viés atencional das experiências do que intencional. Por isso a expressão fora da caixa, saindo dos padrões tradicionais e formais das práticas escolares”, explica a pesquisadora.

A roda de conversa marca a parceria entre o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade (GEPES) da UFRPE e o Programa Institucional Educação, Governança e Sustentabilidade (PI5) da Fundaj. O PI5 é um projeto que busca, através da educação, conscientizar e fortalecer o valor da sustentabilidade. Para isso, o programa atua em espaços educacionais e culturais e dialoga com especializações diversas, tanto internamente quanto em outros espaços de discussão.

[Texto: Ascom Fundaj]

Dia: 31 de agosto de 2018
Horário: 9h
Local: Sala Gilberto Osório (Fundaj - Rua Dois Irmãos, 92, Apipucos)

pi5

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.