Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > EDUCAÇÃO PELA CIDADE > Publicação Programa Institucional 3 - Educação pela Cidade
Início do conteúdo da página

Publicação Programa Institucional 3 - Educação pela Cidade

Publicado: Quinta, 14 de Junho de 2018, 15h49 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 20h23 | Acessos: 858

A Coordenação dos Programas Institucionais está divulgando a mais recente publicação, produto do programa Educação pela Cidade (PI 3), que tem como coordenador o pesquisador Cristiano Borba.

O texto é referente ao projeto O ensino Superior no Interior do Nordeste: efeitos sobre o desenvolvimento, coordenado pelo pesquisador Luís Henrique Romani.

Segundo consta o resumo,

Este trabalho analisa a distribuição espacial da oferta de Ensino Superior e seu mercado de trabalho nos municípios do Nordeste. Para tanto, divide as áreas de oferta do Ensino Superior e os setores do mercado de trabalho em grupos estabelecidos pela classificação internacional das Nações Unidas. Por meio da Análise Exploratória de Dados Espaciais (Aede), os resultados revelam que a oferta de Ensino Superior nos municípios do Nordeste está concentrada na área da educação, além deste ser o setor que mais emprega mão de obra com Ensino Superior. A maior parte dos trabalhadores, todavia, está empregada na área de agricultura e veterinária, que também são marcadas por altas concentrações de analfabetos e de baixo nível de PIB per capita . Ademais, os setores mais dinâmicos da economia (como os voltados para negócios, produção e serviços) estão concentrados no litoral, principalmente em torno das regiões metropolitanas de Salvador, Recife e Fortaleza.

 

O artigo completo você pode encontrar no site da Revista Desenvolvimento em Questão ou acessando este link. 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.