Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2019, 10h46 | Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2019, 09h57 | Acessos: 1351

Biblioteca Central Blanche Knopf: Um resgate histórico

Lúcia Gaspar
Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco

Uma das primeiras preocupações do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais foi a organização de uma biblioteca de trabalho especializada em ciências sociais e a de iniciar um programa de intercâmbio com organizações estrangeiras, para obtenção de microfilmes de folhetos e artigos de periódicos, cuja aquisição por compra seria difícil.

Assim é que a Biblioteca, já com mil volumes, espera em pouco transformar-se na maior e mais bem escolhida coleção de publicações de ciências sociais do Norte do País (Boletim do Instituto Joaquim Nabuco, v. 1. n. 1, p. 113, 1952).

O registro da memória, em qualquer campo de atuação, é fundamental para o conhecimento. Infelizmente, no Brasil, por diversos motivos que não cabe aqui enumerar, a organização e a preservação de documentos deixam muito a desejar.

Clique AQUI para visualizar o texto completo.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.