Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Hermilo Borba Filho

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 13h23 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 13h23 | Acessos: 376

Organizada por Veronilda Santos
Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco

APRESENTAÇÃO

Bibliografias e catálogos são instrumentos de grande importância para a divulgação de fontes documentais. Os inventários sistemáticos da produção escrita do conhecimento facilitam o processo de busca pela informação dispersa, constituindo-se em um instrumento fundamental para o trabalho de estudiosos e pesquisadores.

A bibliografia do escritor, romancista e dramaturgo Hermilo Borba [Carvalho] Filho, organizada pela bibliotecária Veronilda Barbosa dos Santos, resgata, de maneira  exaustiva, a presença da obra desse ilustre pernambucano de Palmares (1917-1976) no acervo da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
 
Autor de uma grande quantidade de peças de teatro - onde também atuou como diretor e ator - romances, contos e novelas, traduziu e coordenou, ainda, a edição de diversos livros de literatura, arte, cultura popular e história. 

Foi colaborador em revistas e jornais do País e do exterior, mas principalmente do Recife, como: Renovação, Contraponto, Boletim da Cidade e do Porto do Recife, Nordeste, Revista da Academia Pernambucana de Letras, Estudos Universitários (UFPE), O Praieiro, Folha da Manhã, Jornal Pequeno, Diário da Noite, Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio, Jornal da Cidade, alguns dos quais existem no acervo da Fundaj e estão referenciados na bibliografia.

Este inventário bibliográfico faz parte de um ciclo de homenagens pelos 90 anos do escritor, iniciado em 2007 e, com certeza, se constitui numa valiosa contribuição para aqueles que se interessam por sua obra.

Recife, 26 de agosto de 2008
Lúcia Gaspar
Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco

:: Consulte a bibliografia completa,
faça download do arquivo em pdf

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.