Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Política cultural

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 13h50 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 13h50 | Acessos: 477

APRESENTAÇÃO

As bibliografias e os catálogos são instrumentos importantes para o trabalho de estudiosos e pesquisadores. Organizando e divulgando fontes documentais, os inventários sistemáticos facilitam o processo de busca pela informação dispersa nos mais variados suportes.

Com o objetivo de  apoiar, com informações bibliográficas, os participantes do  primeiro Curso de Pós-Graduação  latu sensu para  Formação de Gestores Culturais dos Estados do Nordeste,  a Biblioteca Central  Blanche Knopf, por intermédio da bibliotecária Virgínia Barbosa,  elaborou o inventário documentalPolítica Cultural, uma bibliografia (1954-211), ora disponibilizado.

Com 198 referências bibliográficas, organizadas cronologicamente, reúne, da forma mais exaustiva possível, documentos dos acervos da Biblioteca da Fundaj (Blanche Knopf); da Biblioteca Central da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e das Bibliotecas Central e Setoriais, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre o tema.

Nota-se, a partir do final dos anos 1990, um aumento significativo da quantidade de publicações sobre o assunto, porém é interessante ressaltar que, já em 1954, o escritor e sociólogo Gilberto Freyre abordava o assunto, no artigo Política sim, mas  cultural,  publicado no  Diario de Pernambuco – onde fala sobre seus livros Aventura e Rotina e Um brasileiro em terras portuguesas–, assim como, em 1960, publicava,  pela Universidade de Minas Gerais, o livro  Uma política transnacional de cultura para o Brasil de hoje.

Foram incluídos, também, alguns  endereços eletrônicos de portais disponíveis na WEB, para acesso a textos integrais sobre políticas culturais.

Com o objetivo de facilitar o acesso aos documentos, foi elaborado um índice alfabético  de autor e título e, no final de cada referência estão indicadas, entre colchetes, as siglas das bibliotecas onde pode ser encontrada cada publicação. Os documentos existentes no acervo da Fundaj trazem, ainda, o código de acesso ao documento. Ao disponibilizar o catálogo no portal da Fundaj, a Biblioteca Central Blanche Knopf  cumpre sua missão de apoio à produção do conhecimento e à pesquisa, divulgando o seu acervo, democratizando e facilitando aos pesquisadores o acesso à informação.

Recife, 23 de março de 2012.

Lúcia Gaspar
Bibliotecária da Fundaj

:: Consulte a bibliografica completa,
Faça download do arquivo em pdf

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.