Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista dos objetos > 1 - Coração (ex-voto)
Início do conteúdo da página

1 - Coração (ex-voto)

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 10h28 | Última atualização em Quinta, 11 de Julho de 2019, 16h23 | Acessos: 1510



Madeira, século XX 
Engenho Quebrangulo, Alagoas.

Os ex-votos são objetos variados doados em agradecimento aos santos por uma graça alcançada. São representações da graça, geralmente feitas em madeira ou parafina, ou ainda pinturas, deixados nas capelas para algum santo específico como forma de retribuição. É uma manifestação popular artístico-religiosa que faz parte de uma herança cultural que até hoje é seguida por fiéis de diversas religiões. 

A peça aqui referida é a representação de um coração, um ex-voto feito em madeira de autoria não identificada. Se tornou a peça símbolo do Museu do Homem do Nordeste em 2008, ilustrando o cartaz da abertura da exposição Nordestes: Territórios Plurais e Direitos Coletivos por ser o primeiro objeto catalogado pelo Museu de Antropologia do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais e de onde provém parte da coleção atual do Muhne. 

Este ex-voto anatômico tem sua relevância não somente por ser exemplar da cultura material referente a uma crença, e uma prática popular. Assim como todos os objetos musealizados, esta peça ganhou novos significados quando adentrou o âmbito museológico. É mais que um coração de madeira (que remete à cura) e que foi registrado no acervo, como os outros ex-votos que existem no museu, ela se destacou por ser a primeira a ser catalogada e tornou-se o “Coração do Museu”. 

Suzianne França e Silvia Barreto 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.