Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista dos objetos > 2 - Menino de Azul
Início do conteúdo da página

2 - Menino de Azul

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 10h50 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 10h56 | Acessos: 840



Nino (João Cosmo Felix) 
Madeira policromada, século XX 
Juazeiro do Norte, Ceará

João Cosmo Félix, conhecido como Nino (1920-2002), nascido em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, foi cortador de cana durante muitos anos e trabalhou como ferreiro antes de se dedicar à escultura em madeira. Em nenhum momento da vida recebeu educação artística. Começando na arte fazendo brinquedos, passou, mais tarde, a retratar animais e pessoas articuladas, a exemplo dos seus famosos macacos. Registros como casamentos, o dia a dia na feira de seu bairro, e pessoas em situações diversas, eram sempre esculpidos de forma magistral por ele com uso e inovação de cores, em peças que podiam ultrapassar um metro de altura. 

Em 1980, Nino se afilia a uma Cooperativa de Artistas, o que garantiu uma demanda maior de obras e com diversidade. Pouco tempo depois, 1987, Nino participava de sua primeira exposição, Arts Populaires, projeto coletivo de artistas populares, em Paris, além de ter exposto individualmente no Rio de Janeiro (2000), na exposição cujo tema era: "NINO - O essencial em estado bruto". 

Sua obra é composta essencialmente por esculturas de madeira (imbiruba ou timbaú) pintadas com cores vividas e contrastantes de tinta óleo e d'água. A obra em destaque é o Menino de Azul, adquirida por meio de compra, processo datado de 29 de dezembro de 2011, técnica de entalhamento em madeira clara, e representa a figura de um menino com vestuário em azul. 

Luigi Miranda e Marília Bivar 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.