Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista dos objetos > 4 - Medalha Comemorativa da Tomada do Arraial do Bom Jesus
Início do conteúdo da página

4 - Medalha Comemorativa da Tomada do Arraial do Bom Jesus

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 11h00 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 10h57 | Acessos: 835



Bronze, 1637 

Holanda

Esta medalha cunhada homenageia a tomada do Arraial do Bom Jesus pelas tropas comandadas pelo polonês Cristovão Artichofski Arciszewski. A tomada durou três meses. Um exemplar desta medalha foi oferecido pela Companhia das Índias Ocidentais a Cristóvão Arciszewski, pendente de uma corrente de ouro, depois do seu regresso à Holanda em 1637, como prova do reconhecimento pelos valiosos serviços prestados no Brasil. 

O Forte Real do Bom Jesus (Arraial Velho) foi construído a uma quase uma légua de Recife e Olinda para impedir o acesso do inimigo as áreas produtivas da Capitania. O Forte foi edificado em terra e resistiu cinco anos aos ataques das tropas holandesas (1630-1635). Após a rendição foi totalmente destruído. Esta unidade de defesa foi considerada um marco da resistência luso-brasileiras contra os batavos. Após a destruição do Forte Real do Bom Jesus os portugueses continuaram resistindo a dominação holandesa. Hoje existe um sítio arqueológico no Sítio da Trindade, bairro de Casa Amarela, em Recife, demarcando parte da localização do Forte. 

O anverso da medalha apresenta à direita o mapa topográfico do arraial do Bom Jesus e à esquerda a planta do campo de batalha de Mata Redonda. No primeiro plano um troféu de armas com o estudo português, que representava o monumento que a companhia mandou erigir no Brasil em comemoração das ações de guerra do comandante polonês a seu serviço. 

A medalha foi doada ao Museu do Açúcar por José Ferraz Camargo, em 1960, e transferida ao Museu do Homem do Nordeste em 1979. 

Henrique de Vasconcelos Cruz 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.