Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista dos objetos > 6 - Figura com Máscara de Elefante
Início do conteúdo da página

6 - Figura com Máscara de Elefante

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 11h05 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 11h00 | Acessos: 1145



Porfírio Faustino

Cerâmica, sem data
Canhotinho, Pernambuco 



Porfírio Faustino nasceu em Canhotinho, agreste pernambucano, no início do século passado. Artista intrigante pela excepcionalidade de sua obra, produziu – entre os anos de 1920 e 1940 – o que Lélia Coelho Frota (2005) afirmou ser “figuras isoladas, precursoras da mudança do repertório cerâmico da região”. Faustino modelou um barro branco, fazendo figuras mascaradas ou com aspectos zoomórficos, como essa em exposição, um homem com máscara de elefante, ou seria um homem-elefante? 

Entre os que o estudaram, o que se fala é que o artista modelou figuras de folguedos (Frota, 2005). Porém, a coleção do Museu do Homem do Nordeste vai além. As figuras femininas criadas por ele possuem vestidos coloridos e abotoados, cabelos ora cumpridos ora Chanel, com os detalhes feitos à linha cirúrgica. As obras apresentam movimento, como se as figuras estivessem dançando. 

A coleção do Muhne possui 169 peças, e começou a ser formada em 1966, quando foi assinado o convênio entre o Governo do Estado de Pernambuco e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, que resultou na incorporação ao Instituto de um grande acervo de arte popular e no qual constavam 26 obras do artista. Em 1976, a coleção doada pela família do fotógrafo Benício Dias complementou o acervo de Porfírio Faustino. É desta doação a obra Figura com Máscara de Elefante. 

Síntese a partir do texto de autoria de Eduardo Castro para a publicação 40 Anos em 40 Peças, comemorativa aos 40 anos do Muhne, a ser lançada em breve.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.