Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista dos objetos > 13 - ABC da Cana
Início do conteúdo da página

13 - ABC da Cana

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 11h28 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 11h19 | Acessos: 824



Jonathas de Andrade

26 fotografias coloridas, 2014
Recife, Pernambuco 


O ABC da Cana foi realizado em 2014 pelo artista Jonathas de Andrade, nascido em Maceió, em 1982, e residente no Recife desde o início da década de 2000. Um homem do Nordeste, portanto. As 26 fotografias que compõem o ABC da Cana pertencem, desde 2016, à coleção do Museu do Homem do Nordeste- Muhne, criado por Gilberto Freyre em 1979.

Elas integram também, contudo, o acervo de um outro Museu do Homem do Nordeste – MHN, inventado pelo próprio Jonathas de Andrade em 2013. Museu sem sede que serve como dispositivo flexível para reunir trabalhos do artista que, embora bastante diversos entre si, têm a ambição comum de rasurar narrativas estáveis sobre a região, inclusive as que ancoram o Muhne, como se fosse seu duplo ou sua sombra contemporânea.

Um museu ficcional que reúne instalações, filme, objetos, textos e fotografias e que ainda acolhe, a cada vez que é apresentado em museus de fato ou galerias, documentos de outras instituições públicas e privadas do Nordeste do Brasil, desestabilizando seus significados mais assentados. Ter o ABC da Cana na coleção do MUHNE é, assim, ter nele a lembrança de um gesto artístico que lhe é evidentemente próximo mas também conceitualmente distante; é admitir em seu acervo um corpo estranho a uma instituição que, como qualquer museu, tem na conservação física e simbólica do que exibe uma de suas principais missões.

É, nesse sentido, um exercício institucional de se abrir às fissuras que a arte contemporânea provoca no campo dos discursos estabelecidos e de se expor às disputas embutidas em quaisquer representações que sejam feitas, no campo do sensível, desse “homem” do Nordeste brasileiro. 

 

Síntese a partir do texto de autoria de Moacir dos Anjos para a publicação 40 Anos em 40 Peças, comemorativa aos 40 anos do Muhne, a ser lançada em breve.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.