Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista dos objetos > 16 - Joias de Fios de Cabelo
Início do conteúdo da página

16 - Joias de Fios de Cabelo

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 11h34 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 11h24 | Acessos: 1135



Fios de cabelo, ouro e pérola, século XIX

Origem não identificada

Broche, colar e par de brincos, confeccionados com fios de cabelo e acabamento em ouro e pérolas. Esses objetos eram usados pela Sra. Maria Amélia Matos Pontual, esposa do Sr. Leocádio Alves Pontual, retratado no broche, e antigo proprietário da Usina Aripibu, localizada na cidade de Escada - PE. O conjunto foi doado em julho de 1969, ao antigo Museu do Açúcar, pela Sra. Thereza Pontual Brotherhood, neta de Leocádio e Maria Amélia. Atualmente faz parte do acervo do Museu do Homem do Nordeste. 

O uso de cabelos para a confecção de joias data muitos séculos, porém alcançou seu auge na Era Vitoriana (1837 - 1901). A procura era tanta que existiam joalheiros especializados no trabalho com esse tipo de material. Além de usar as joias, era muito comum as mulheres presentearem seus amados com broches ou correntes de relógio feitos com seus próprios cabelos. Mas também poderia ser uma joia póstuma, feita pela família, em memória, com os fios de cabelo do falecido. 

Larissa Queiroz e Marília Bivar 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.