Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista dos objetos > 18 - Painel de Azulejos
Início do conteúdo da página

18 - Painel de Azulejos

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 11h37 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 11h28 | Acessos: 729

Porcelana, século XVI
Portugal

O Muhne abriga 1.898 peças de azulejos em grande variedade de tamanho e temas, com cores, tipos, estampas florais e geométricas, em sua maioria do século XIX, boa parte de origem francesa e portuguesa. A maioria dos azulejos do Munhe revestiam as fachadas dos sobrados dos séculos XVIII e XIX e raros são aqueles tipos tapete, do século XVII, que formavam painéis de azulejos nas paredes internas dos monumentos históricos brasileiros. 

Azulejos são placas cerâmicas de espessura variável, quadradas – variando de 13cm x 13cm a 15cm x 15cm - ou retangulares usadas para formarem molduras e arremates de painéis. A predominância da forma quadrada se deve, provavelmente, ao fato de facilitar não só a aplicação nas fachadas e paredes, mas também para possibilitar o variado “arranjo” decorativo entre a grande variedade de cores e estampas. 

A peça escolhida pertence à coleção doada pela família de Benício Dias, que, segundo classificação do historiador de arte português Santos Simões, é azulejo tipo “Massaroca de Repetição” nas cores azul e amarelo, sobre fundo branco, formando uma composição de 2x2 azulejos, resultando um quadrifólio de espigas de milho e elementos fitomorfos. 

Síntese a partir do texto de autoria de Frederico Almeida para a publicação 40 Anos em 40 Peças, comemorativa aos 40 anos do Muhne, a ser lançada em breve.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.