Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista dos objetos > 19 - Autorretrato
Início do conteúdo da página

19 - Autorretrato

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 11h38 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 11h29 | Acessos: 546



Mestre Vitalino (Vitalino Pereira dos Santos)

Cerâmica, década 1950
Alto do Moura, Pernambuco

No final da década de 1940, surge no mundo das artes um ceramista do interior de Pernambuco: Vitalino Pereira dos Santos, Mestre Vitalino (1909-1963). Natural de Caruaru, iniciou um estilo de fabricação de esculturas em barro, que influenciou gerações de artistas populares do Brasil, além de dar visibilidade ao gênero artístico. Filho de agricultor com uma louceira, teve seis filhos que seguiram sua maneira de fazer esculturas em barro. Era devoto de Padre Cícero e muito religioso. Em barro cozido, Vitalino fez um autorretrato e o utilizou para pagar promessa na capela de Santa Quitéria de Frexeiras, em Garanhuns, ou seja, era um ex-voto.

Conforme seus biógrafos, Vitalino frequentava a capela de Santa Quitéria de Freixeiras, além de outras na região. Na obra, o artista se representa com manchas vermelhas nas pernas, sintomas da erisipela, infecção bacteriana na pele que atinge sua porção mais profunda (derme profunda e tecido gorduroso), causando vermelhidão, dor e edema (inchaço) da região afetada. A fisionomia da escultura apresenta características que lembram o rosto de Vitalino, o início de calvície e o formato do bigode. A peça foi adquirida pelo Museu do Homem do Nordeste em 2007, de Ivanildo Guilherme Nanes Júnior, proprietário das terras onde está localizada a capela. 

Síntese a partir do texto de autoria de Henrique de Vasconcelos Cruz para a publicação 40 Anos em 40 Peças, comemorativa aos 40 anos do Muhne, a ser lançada em breve.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.