Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista dos objetos > 20 - Busto de D. Pedro II e Tereza Cristina
Início do conteúdo da página

20 - Busto de D. Pedro II e Tereza Cristina

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 11h44 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 11h30 | Acessos: 663



Açúcar, século XIX

Recife, Pernambuco

Uma das peças mais intrigantes do Museu, supostamente esculpida em pasta de açúcar, representa o busto de Dom Pedro de Alcântara e Dona Teresa Cristina, os últimos imperadores do Brasil, razão pela qual é referida como Alfenim Imperial. 

Jamais foi retirada de sua redoma, visto que os museólogos temem que a presumida fragilidade de sua matéria prima não resista à exposição direta ao meio ambiente. 

A seu respeito é imperativo mencionar a existência de outra peça semelhante nas dimensões e na forma - quase uma réplica - esculpida em miolo de figueira pertencente ao acervo do Museu Imperial. 

Pasta de açúcar ou madeira? Não sabemos. Mas nossos museólogos continuam a temer que um dia o Casal Imperial possa vir a amanhecer derretido! Sob a pequena redoma de vidro repousa, talvez, uma das lendas da museologia brasileira. 

A peça foi doada ao Museu do Homem do Nordeste em 1985, por Sofia Soares Brandão. 

 Ciema Mello  

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.