Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista dos objetos > 23 - Cachaça Senzala
Início do conteúdo da página

23 - Cachaça Senzala

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 11h49 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 11h35 | Acessos: 871



Vidro, cordão e papel, século XX

Recife, Pernambuco

De acordo com o folclorista Mário Souto Maior, o termo cachaça está associado, em sua origem, ao porco-do-mato, conhecido também como caititis ou caititus ou, ainda, cachaço (macho) e cachaça (fêmea da espécie). Tratava-se, originalmente, de uma garapa azeda conhecida como cagassa, desprezada em recipientes imundos, que os escravos utilizavam para amaciar a carne do porco. O folclorista potiguar Câmara Cascudo conclui, em seu Prelúdio da Cachaça, que a ascendência econômica da bebida foi rápida, o que chegou a incomodar a Coroa Portuguesa - em razão da concorrência com a sua aguardente, produzida a partir da fermentação do bagaço da uva, conhecida como Bagaceira. A cachaça e o fumo tornaram-se moedas de troca nas transações envolvendo o comércio escravagista no Período Colonial.

Consoantes relatos de historiadores da época, sua importância comercial atingiu grande dimensão, ao ponto em que não se concretizavam transações dessa natureza sem a cachaça como moeda de troca. Neste sentido, pode-se concluir, portanto, que a cachaça, sob certos aspectos, contribuiu para o prolongamento da iníqua instituição da escravidão no Nordeste Brasileiro. “O escravo custa cachaça e rolos de tabaco aos seus proprietários africanos. É um cheque ao portador” (CASCUDO, 1987:26) 

A garrafa da Cachaça Senzala foi doada pela museóloga Regina Batista, em 1994, para o acervo do Museu do Homem do Nordeste. 

José Luiz Gomes 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.