Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista dos objetos > 24 - Candeeiro Delícia
Início do conteúdo da página

24 - Candeeiro Delícia

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 11h50 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 11h35 | Acessos: 594



Flandre, século XX

Origem não identificada

Antes do advento das lâmpadas elétricas, em algumas cidades dos centros urbanos, principalmente nas zonas rurais, se utilizavam os candeeiros (lâmpadas populares) como equipamento para iluminar as residências e os trajetos, um meio facilitador para executar atividades, principalmente à noite. 

O Candeeiro Delícia chegou ao Museu de Antropologia, do então Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, através da colecionadora Solange Chermont que adquiriu a peça no ano de 1970 e propôs venda a instituição em 1975, e hoje compõe a “Coleção Luminárias Populares” do Museu do Homem do Nordeste, que conta com aproximadamente 540 objetos. 

A peça foi concebida a partir de uma embalagem de margarina vegetal dos anos de 1960, e pode ser identificada como um objeto que representa uma trajetória tecnológica de invenções e descobertas, transformando-se numa fonte de estudo do homem em sociedade e de sua criação. Resignificado, ele ganha mais um caráter representativo da relação do homem com o seu tempo a partir de uma identidade de caráter social, cultural, artística e econômica. 

Suzianne França 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.