Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista dos objetos > 25 - Almofada de Bilro
Início do conteúdo da página

25 - Almofada de Bilro

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 11h52 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 11h36 | Acessos: 903



Tecido e madeira, século XX

São Sebastião, Alagoas

A renda de bilro é uma espécie de artesanato realizado sobre uma almofada, a partir da manipulação de muitos fios, cada um deles preso à pequena peça de madeira chamada bilro. Para produzi-la são necessários os bilros, a almofada, o pique, os alfinetes e a linha. Os bilros são hastes feitas de madeira, podendo ser combinada com outros materiais, como ossos, vidros ou marfim. Geralmente possuem uma ‘cabeça’, um ‘pescoço’ onde os fios são enrolados e o ‘cabo’, com formatos e ornamentações variadas.

O comprimento do pescoço é determinado pela espessura do fio usado para tecer. As almofadas são geralmente confeccionadas com tecido de algodão e tem modelos que variam de acordo com a região: almofada de cavalete, cilíndrica, conservatória e a de rebolo ou redonda. São preenchidas com materiais que facilitem a entrada dos alfinetes: algodão, palha de bananeira ou de milho, capim, espuma ou serragem.

Completa o conjunto o ‘pique’, molde que a rendeira utiliza para tecer de papelão grosso que é perfurado de modo a definir os desenhos que serão formados pelos fios. O exemplar em exposição é uma almofada para tecer a renda de bilros originária do estado de Alagoas, que foi doada à Fundação Joaquim Nabuco no ano de 1993. Ela pertence ao acervo do Museu do Homem do Nordeste e integra uma rica coleção de exemplares de rendas e almofadas que ajudam a contar a história da renda de bilros no Brasil. 

Síntese a partir do texto de autoria de Rosilene Farias para a publicação 40 Anos em 40 Peças, comemorativa aos 40 anos do Muhne, a ser lançada em breve.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.