Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista dos objetos > 26 - Santa Luzia
Início do conteúdo da página

26 - Santa Luzia

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 11h53 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 11h36 | Acessos: 452



Antônia Bezerra Leão

Cerâmica, 1965
Goiana, Pernambuco

A artesã Antonia Leão nasceu em 1914 em Tracunhaém - PE, mas passou a maior parte da sua vida em Goiana, também Pernambuco. Hoje falecida, é referência da geração mais antiga e desenvolveu sua arte dedicando-se à temática imaginária. Junto com seu pai chegou a produzir representações de animais, mas destacou-se nas imagens religiosas, todos em argila crua. Entre as esculturas executadas por Antônia Leão, encontra-se a Santa Luzia, atualmente em exposição no Museu do Homem do Nordeste na exposição Nordestes: Territórios plurais, culturais e direitos coletivos

Santa Luzia, natural da Itália e conhecida como protetora dos olhos, janela da alma e canal de luz, até hoje é muito amada e invocada por seus fiéis. Sua comemoração, no Brasil, ocorre anualmente no dia 13 de dezembro. 

Em 1965, a escultura da Santa Luzia entrou no Museu de Antropologia através da compras de peças de cerâmica destinada a Pesquisa sobre Cerâmica Popular, realizada na Zona da Mata e Agreste de Pernambuco, pelo então Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais - IJNPS. Em 1975, outra peça semelhante, com mesma representação de Santa Luzia e também da ceramista Antônia Leão, foi adquirida pelo Museu de Arte Popular. Após isso, em 1979, as duas obras foram incorporadas ao presente acervo do Museu do Homem do Nordeste - MUHNE. 

Manuela Silva e Marília Bivar 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.